A INVEJA ENTRE IRMÃOS EM CRISTO... VOCÊ É INVEJOSO OU INVEJADO?

Hoje o AltoFalanteGospel está  abordando sobre a INVEJA. Mais conhecida popularmente como "olho grande", mas que pessoalmente chamo de "olho de repolho."
Gente, que palavra ruim!!! Mas muito ruim mesmo né, não? Fala um troço desse, a gente até se arrepia...
Também chamada de  envidia, mal-olhado, olho grande, olho gordo… É um sentimento terrível, pelo fato de chegar ao ponto do invejoso querer destruir o invejado que sofre por ser alvo constante de boicotes e rasteiras de toda espécie...

A inveja é o pesar pelo bem ou pela felicidade do outro. É um desejo violento de possuir o bem alheio. “Parece inadmissível o despertar de um sentimento considerado tão deplorável no ambiente corporativo, familiar e eclesiástico.

Mas, quando ele aparece, surge com uma sutileza inigualável, em comportamentos até considerados inadequados, mas muitas vezes fomentados pelas próprias lideranças”, explica a diretora de educação corporativa da Leme Consultoria, Marcia Vespa.
Não se trata de um sentimento raro na vida profissional. Inclusive, há lugares propícios a ele. “Quando a confiança e a credibilidade entre líderes e liderados não estão instauradas; quando o discurso não condiz com a prática; quando não há alinhamento entre objetivos pessoais e organizacionais; quando as metas não são claras; e o potencial humano não é despertado, reconhecido e recompensado, o ambiente está fértil para o nascimento da inveja”, avisa ela.

Segundo estudiosos, inveja não é de todo negativa, se pensarmos na inveja como o desejo de possuir o bem alheio, entendendo esse bem como conhecimento, crescimento e evolução, o que até então era visto como pejorativo, pode se transformar em inveja positiva. Se é que podemos chamar de inveja...

Um dos exemplos classícos de inveja na teledramartugia brasileira é o da  novela Celebridade (de Gilberto Braga, transmitida pela Rede Globo de Televisão no ano de 2003).
Laura (Claudia Abreu) era uma pessoa que tinha muita inveja de Maria Clara Diniz (Malu Mader) porque essa era rica, linda, famosa e inteligente. Laura por sua vez era uma inteligência a serviço do mal, e queria de todas as formas derrotar Maria Clara. Através de mil armações, um dia ela finalmente conseguiu tirar, desmoralizar Maria Clara e ocupar seu lugar. Mas na ficção o bem sempre vence o mal e por fim Maria Clara deu a volta por cima e conseguiu se restabelecer depois de um muito esforço. Laura teve a punição desejada: A morte.

Eu fiz esse paralelo, porque infelizmente esse tipo de coisa não acontece somente nas novelas; acontece também na vida real, talvez não em grande escala, mas todos nós já tivemos uma Laura no nosso caminho (quem não teve erga as mão pro céu e agradeça!). 


A trama de Insensato Coração às vezes soou tão bíblica que teve seus próprios Caim e Abel. Léo (Gabriel Braga Nunes) que não só queria o lugar, mas a namorada, o afeto dos pais, e ser possível ter conseguido matar o irmão, Pedro (Eriberto Leão).
  










Outro caso de inveja, na composição da novela, foi o do personagem de Thiago Martins...
http://mdemulher.abril.com.br/blogs/noveleiras/files/2011/08/Ira.jpg

Que tinha inveja do namoro de Rafa (Jonatas Faro) e Cecília (Giovanna Lancellotti) .






A inveja é um sentimento difícil de ser tratado pelo fato de muitas vezes permanecer oculto por longo tempo; ela destrói o coração, separa amigos, quebra a unidade e causa inúmeras ações malignas.


Podemos notar muitas vezes ao nosso redor, problemas causados por este sentimento.
A inveja muitas vezes não é detectada pela própria pessoa ( Jr 17.9 ), e devemos considerar ainda que é um dos pecados mais difíceis de ser admitido. Raramente alguém ora: -“Senhor, perdoa-me por que morro de inveja de  fulano (a)!”.


Procurando na internet, em diversos sites de pesquisas sobre o tema, encontrei muitos artigos sobre a questão da inveja dentro das igrejas EVANGÉLICAS.

Algumas pessoas chamam atenção no meio em que vivem. Seja por seu talento, por sua graça, sua beleza, sua simpatia, enfim... tem gente que ilumina o dia!
Em contrapartida existe gente que não tem esses atributos (embora possua outros mas não sabe valorizar), e passa a se sentir diminuída em relação àquela pessoa que de algum modo chama mais atenção. É nesse ponto que nasce o ciúme e a INVEJA.

Há que diga que a inveja é a arma dos incompetentes. Realmente, se pararmos pra analisar bem, veremos que muitas vezes a pessoa que tem inveja no fundo queria ser igual ao invejado, mas não consegue ou por comodismo ou por falta de recursos.

E justamente por não conseguir ser igual a outra, ela quer destruí-la para não haver parâmetro de comparação; para não haver mais motivo para se esforçar e tentar melhorar. É como se um time de futebol pudesse massacrar o time adversário que ganhou a partida, apenas pra esquecer a derrota. Isso é um comportamento rudimentar, digno de pessoas com a alma bem pequena. 







Segundo John Gill; inveja é: “Uma aflição inquieta que tortura a mente, entristecida ante o bem alheio, pelo fato de alguém se encontrar em igual (ou melhor) situação”. Adam Clark define a inveja da seguinte maneira: “É a dor sentida e a malignidade concebida, à vista da excelência ou da felicidade. É a paixão mais vil e a menos possível de cura, dentre todas quantas desgraçam ou degradam a alma decaída”. No dicionário da língua portuguesa; inveja é o desgosto ou pesar pelo bem dos outros. No original grego;“invejas” é “phthonoi”. Deve-se notar o plural que mostra a variedade de desejos invejosos. O sentido é o mesmo do português, também podendo significar malícia.
A inveja é oposta à benignidade; uma pessoa ao sentir inveja de outra fica triste com o progresso dela e sente pesar pela sua felicidade chegando até mesmo a desejar o seu mal.


O que leva uma pessoa a invejar a outra? Certamente que isso ocorre em um coração contaminado e não deve ter lugar no cristã, no entanto, na Bíblia encontramos vários exemplos da inveja, no meio do povo de Deus.

  1. Na vida de Caim, a inveja que teve de Abel, foi por causa da oferta do seu irmão ter sido aceita por Deus e a sua não! O resultado disso foi o assassinato de Abel e a rejeição de Caim. Gn 4.4,5.
  2. Os irmãos de José tiveram inveja dele por ele ser mais querido pelo pai; como resultado, venderam o seu irmão.Gn 37.11,28.
  3. Coré, Datã e Abirão invejaram a liderança de Moisés e foram engolidos pela terra.Nm 16.3, 31-33.
  4. Hamã teve inveja do simples Mardoqueu por estar à porta do rei. Sua inveja o levou a fazer uma forca que seria para ele próprio. Et 5.13,14.
  5. A posição de Daniel bem como a sua obediência ao Senhor, levou os príncipes e presidentes persas a lançarem Daniel na cova dos leões. A história termina com o livramento para Daniel e com os invejosos virando comida de leão. Dn 6.4,19-24.
  6. Segundo os textos de Mt 27.18 e Mc 15.10, o que levou os religiosos a entregarem o Senhor Jesus, foi a inveja.
  7. Paulo e Barnabé também enfrentaram a inveja dos judeus em At 13.45, quando na cidade de Antioquia da Pisídia pregou o Evangelho atraindo uma grande multidão.
Existem muitos exemplos na Palavra de Deus de pessoas que foram envolvidas pela inveja e podemos ver claramente o quanto é terrível este sentimento; poderia citar outras passagens, mais entendo que estas são o suficiente.
Segue alguns motivos para que alguém possa ser alvo de inveja:
 1º) Adoração verdadeira 2º) A afeição de alguma pessoa especial
 3º) A liderança 4º) A posição do humilde 5º) A obediência e prosperidade do servo fiel 6º) Os sacerdotes invejavam a Jesus por vários motivos, tais como: ensinava com autoridade, quebrava as tradições dos fariseus, fazia milagres, era seguido pelas multidões, etc... 7º) O ensino verdadeiro...
 


Muitas outras coisas são alvos de inveja, entretanto, vale lembrar novamente que elas não deveriam estar no coração do crente, pois o seu coração deve ser transformado pela ação do Espírito Santo, porém, o que nos espanta é vermos crentes cheios de inveja dentro da igreja! “Irmãos” que invejam o outro que foi separado ao ministério; invejam a voz do irmão, invejam a prosperidade ministerial do outro, o crescimento do outro departamento, a felicidade conjugal, a liderança, etc...;e o incrível: invejam até mesmo a aparente prosperidade do ímpio. Sl 73.
   

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O RESULTADO DA INVEJA?
Aprendemos inúmeras lições na Palavra de Deus a respeito das invejas.
A- A inveja leva a queda Sl 73.2 B- Tira a paz, corroendo o mais íntimo do ser Pv14.30 C- Leva a perturbação e maldades, além de ser uma prova da falta de sabedoria Tg 3. 14-16. D- Pode matar o irmão Gn 4.8 E- O invejoso será rejeitado !
CONCLUSÃO E LEMBRETE:
Deus aceitou a adoração de Abel por ser do modo certo, Jacó amava José por ele ser fiel, Moisés era líder porque Deus o escolheu, Daniel decidiu separar-se para Deus, Paulo entregou-se totalmente, etc...
 

Acho que, se você ainda  não recebeu o que você pede a Deus, pare de invejar o seu irmão e passe a pensar no que você tem feito, arrependa-se da sua inveja e Deus irá te abençoar; ore pelo seu irmão e seja feliz pelo que o Senhor fez por ele; este é o verdadeiro sentimento cristão! Todos querem ser Moisés dentro da igreja; todos querem ser Elias, mais ninguém quer ser Josué ou Eliseu. Josué assumiu a liderança deixada por Moisés porque ele foi servo de Moisés e Eliseu recebeu a porção dobrada do Espírito por servir a Elias. Seja humilde e benigno; você somente terá a ganhar no reino de Deus.

Quando você finalmente conseguir chegar onde deseja com seus próprios pés, e sem sujar as mãos, sua inveja desaparecerá por completo.


Curiosidades:

A inveja é a última palavra de Os Lusíadas de Camões.
É comumente associada à cor verde, como na expressão "verde de inveja". A frase "monstro de olhos esverdeados" (green-eyed monster, em inglês) se refere a um indivíduo que é motivado pela inveja. A expressão é retirada de uma frase de Otelo de Shakespeare.
A inveja é um dos pecados capitais no cristianismo.
A inveja também é um personagem do anime/mangá Fullmetal Alchemist, que possui cabelos verdes/negros, e o poder de transformar-se em qualquer objeto.
Napoleão Bonaparte costumava afirmar que "a inveja é um atestado de inferioridade".

 
Fontes:http://www.igrejadecristo.com/ainveja.htm
            http://www.igrejasementedavida.com.br/docs/obrasefrutos/aula15.html
            http://www.lemeconsultoria.com.br/v3/o-nome-disso-e-inveja-conheca-suas-causas-e-consequencias-para-carreira/
           http://pt.wikipedia.org/wiki/Inveja                   
           http://mdemulher.abril.com.br/blogs/noveleiras/tag/eriberto-leao/                            

Comentários